Tendências de Tecnologia Logistica para ficar de olho

Tendências de Tecnologia Logistica para ficar de olho

Tendências de tecnologia logística para ficar de olho

 

Nesta era da Logística 4.0 cada vez mais empresas buscam incorporar tecnologia nas operações do dia a dia. As vantagens são muitas, como o ganho de agilidade nas atividades, redução de custos e maior capacidade de monitoramento para geração de insights e tomada de decisão.


A crescente digitalização na logística não se limita apenas à automação de processos, mas também abrange o uso de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial e a análise de dados avançada. Essas inovações permitem rastrear cada item de forma precisa, otimizar rotas de transporte, prever demandas futuras e até mesmo antecipar possíveis problemas na cadeia de suprimentos. 


Além disso, a Logística 4.0 está mudando a forma como as empresas se conectam com seus clientes, oferecendo maior visibilidade e transparência em todo o processo. Com o crescimento constante desse mercado, estar atualizado sobre essas tendências tecnológicas tornou-se essencial para as empresas que buscam se manter competitivas e eficientes.


A digitalização na logística consiste em usar tecnologias para aumentar a eficácia e eficiência das atividades. O mercado global de digitalização em logística foi avaliado em U$ 50 bilhões de dólares em 2022. A expectativa é que este nicho atinja U$100 bilhões até 2028, como indicado no relatório do Gartner.


Para te deixar por dentro das principais tendências tecnológicas do momento, reunimos tudo o que você precisa saber neste artigo.

 

O que é tecnologia logística
 

Antes de mais nada, vamos começar pela definição. A grosso modo, a tecnologia logística abrange uma ampla gama de soluções tecnológicas projetadas para otimizar e facilitar a gestão do fluxo de mercadorias no ecossistema logístico.
 

Em outras palavras, é o uso de tecnologia aplicado no setor logístico, desde a fabricação até o envio ao consumidor final, prezando pela eficiência e velocidade. A tecnologia logística engloba tanto máquinas e veículos modernos, como softwares. 
 

Um ponto interessante é que nem toda tecnologia foi desenvolvida especialmente para a logística, mas sem dúvidas essa área pode se beneficiar de algumas inovações disponíveis no mercado. 
 

O uso de tecnologia para otimizar a logística é essencial para tornar operações mais eficientes, ampliar a competitividade da sua empresa e garantir a satisfação do cliente. 
 

Mas afinal, quais os principais desafios que podem ser solucionados com tecnologia logística? Vamos ver a seguir! 
 

Desafios que podem ser resolvidos com tecnologia logística 
 

O amplo uso de tecnologias na logística tem um impacto significativo na redução de custos, aumento da eficiência das operações e em estratégias ESG. 
 

Por exemplo, a digitalização da gestão de carga reduz os custos de logística em até 30% no agronegócio, de acordo com o Serasa. Contudo, essa redução não é exclusiva do setor agrícola. 
 

Dados e pesquisas cada vez mais mostram as vantagens do uso da automação e digitalização nas operações empresariais. As tecnologias são capazes de:
 

  • Melhorar a comunicação entre os agentes envolvidos do fluxo de mercadorias
  • Fazer análises preditivas
  • Otimizar rotas
  • Disponibilizar dados em tempo real
  • Otimizar o acompanhamento de métricas
  • Aumento da segurança nas operações
  • Redução custos de manutenção de frota
  • Agilidade para acessar documentos e dados 
     

Somado a isso, vale ressaltar que o comportamento dos consumidores e o padrão de consumo do mundo mudou muito nos últimos anos. Atualmente, 55% dos consumidores nos EUA estão dispostos a pagar mais por marcas, produtos e práticas sustentáveis ??e ecológicas.
 

Tendo em vista que todas as atividades de uma empresa estão associadas a operações logísticas, esse setor desempenha papel fundamental para otimizar as práticas sustentáveis.

 

Tendências de tecnologia logística
 

A seguir você verá as principais tecnologias sendo aplicadas na área logística e casos de uso das maiores empresas de varejo do mundo.
 

Automação
 

A automação de tarefas repetitivas é melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas. Entre as tecnologias mais utilizadas, estão:
 

  • Robótica: robôs que realizam tarefas repetitivas e manuais, como picking, packing e paletização;
  • Automatização de armazéns: uso de tecnologia para controlar o movimento de mercadorias dentro de um armazém;
  • Veículos autônomos: para transportar mercadorias de um local para outro;
  • Inteligência artificial: para melhorar a tomada de decisões e otimizar os processos logísticos.

 

Assim, cada vez mais empresas adotam esta tecnologia para otimizar resultados. Por exemplo, a Amazon usa robótica em seus armazéns para picking e packing. Da mesma forma, a UPS usa drones para entregar pacotes em áreas remotas. A tendência é que nos próximos anos a robótica esteja cada vez mais presente no setor de logística.
 

Inteligência artificial
 

A inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel fundamental na transformação da cadeia de suprimentos. Hoje, as empresas a utilizam para: 
 

  • Previsão de demanda: análise de dados históricos e tendências de mercado para prever com precisão a demanda futura; 
  • Otimização de rotas: identificação das rotas mais eficientes no transporte de mercadorias, o que resulta a redução de custos e no aprimoramento do tempo de entrega;
  • Tomada de decisão: com base em histórico de dados, auxilia na tomada de decisões, como seleção de fornecedores e definição de preços.
     

Entre as empresas que adotam esta tecnologia, podemos citar o Walmart. A gigante do varejo aproveita a IA para selecionar fornecedores e definir sua estratégia de precificação. 

 

Além disso, é possível citar a tecnologia de IA e machine learning da Pathfind, que calcula as melhores rotas para suas entregas, reduzindo custos e aumentando a eficiência logística. 
 

Big data
 

Big Data é um método usado para analisar grandes volumes de conjuntos de dados. Além da quantidade, os dados também são diversos e podem vir de várias fontes diferentes, o que dificulta sua análise em massa por métodos tradicionais. 
 

Na gestão da cadeia de suprimentos é necessário lidar com uma quantidade enorme de informações durante o dia a dia das suas operações, como rotas, condições climáticas, peças em estoque, mercadoria em transporte, dados de vendas, redes sociais e Google Analytics. 
 

Entre as principais vantagens de usar big data para apoiar a gerenciar a supply chain, estão:
 

  • Dar visibilidade e reduzir custos da última milha;
  • Otimizar geração de rotas (inclusive, 40% das empresas com visão de futuro usam big data para este fim);
  • Permite acompanhar e monitorar mercadorias e veículos, reduzindo custos e contribuindo com a segurança;
  • ombinado com automação e Internet da Coisas, pode tornar a gestão de armazéns mais barata e inteligente;
  • Dá mais previsibilidade para operações logísticas e de vendas.
     

Por fim, com o uso do big data as empresas terão insights valiosos para melhorar a experiência de seus clientes e otimizar a tomada de decisão. 
 

Blockchain
 

O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que dados sejam armazenados e compartilhados de forma segura e transparente. Em outras palavras, ele é uma cadeia de blocos de dados ligados entre si, armazenados em diversos computadores. A conexão entre eles é por criptografia. 
 

Ou seja, é uma tecnologia segura para compartilhar e armazenar dados. Isso traz muitas vantagens:
 

  • Dados se tornam imutáveis, ou seja, não podem ser alterados ou apagados, dificultando falsificações;
  • Mais transparência e confiança sobre os dados, uma vez que todos os participantes da rede têm acesso a eles;
  • Segurança de dados, que são protegidos por criptografia.

 

O setor logístico usa essa tecnologia principalmente em contratos com clientes e para rastrear mercadorias.
 

Drones 

Os drones são uma excelente forma de driblar o trânsito e acelerar entregas de produtos simples. Seja pela sua velocidade, precisão, eficiência e ausência de emissão de gases poluentes no seu deslocamento, essa tecnologia deu o que falar quando a Amazon anunciou a modalidade de entrega.
 

Contudo, recentemente a empresa enfrentou atrasos e restrições para o projeto, por conta da segurança do espaço aéreo. Além de ser um desafio pensar nessa modalidade de uma perspectiva global. 
 

Por isso, essa tecnologia deve ser encarada com cautela, uma vez que ainda não está totalmente regulamentada. 
 

Logística verde
 

Por fim, a sustentabilidade tem se mostrado cada vez mais uma regra para empresas que desejam estreitar relações com consumidores. Isso exige esforço de todas as partes da cadeia produtiva, sobretudo do setor logístico.
 

No Brasil, o principal meio de transporte é o rodoviário. Hoje, existem tecnologias que colaboram para que este meio atenda aos princípios de ESG. São elas:
 

  • Veículos elétricos;
  • Veículos híbridos;
  • Veículos a gás natural;
  • Peças com eficiência energética.
     

Recentemente no Brasil, FedEx inaugurou sua primeira loja operada 100% com frota híbrida. Ela serve como um local de coleta e entrega para apoiar as operações nacionais, internacionais e da cadeia de suprimentos da última milha.
 

Conclusão
 

Em um mundo cada vez mais conectado e cheio de inovação, a logística não fica para trás na corrida pela eficiência e otimização. À medida que a Logística 4.0 se torna a norma para as empresas que querem prevalecer no setor, as equipes começam a incorporar cada vez mais tecnologia logística nas suas operações.
 

Entre todas as soluções, vale destacar a importância do uso de dados para otimizar as atividades e a automação de tarefas repetitivas. Além de ganhar agilidade e mais assertividade, os profissionais passam a ter mais tempo para se dedicar a estratégias e análises que não podem ser feitas por inteligência artificial. 
 

Por exemplo, o uso do roteirizador logístico que substitui horas de trabalho manuais e comparações entre possíveis rotas. Com ele, em poucos minutos sua empresa tem todas as rotas definidas levando em consideração a segurança, pedágio, clima, obras em vias públicas, legislação de trânsito e muito mais. 
 

A solução, alimentada por mais de 60 algoritmos de inteligência artificial e machine learning, é totalmente personalizada para cada empresa, sendo possível definir horários de coleta ou entrega, restrições, entre outros fatores.